Programa História em Pauta Nº 34 (Guerra do Paraguai)

Após uma introdução feita pelo personagem inventado por Felipe Carreira, chamado Mestre Barata, e vinheta de Adriano Viaro, em parceria com a La Integracion, gravamos no dia 15 de abril de 2016, a edição número 34 do programa História em Pauta. Fábio Melo, Rafael Freitas e Ricardo Ferreira Poersch, que escolheu o tema para o debate, fizeram uma roda de chimarrão e conversaram sobre a Guerra do Paraguai, também conhecida como Guerra Grande, Guerra da Tríplice Aliança, Maldita Guerra, ou Última Guerra do Prata. Imagens históricas ilustraram as falas e teve divulgação no vídeo de fotografias tiradas durante a gravação do programa. Na primeira metade do diálogo, foi feita uma sistematização das principais causas do conflito mais sangrento da História da América do Sul, buscando o entendimento sobre a complicada geopolítica da região que envolveu a guerra pela conquista da hegemonia no capitalismo dependente na América Latina. Depois as pautas foram a importância da Guerra do Paraguai no processo brasileiro que gerou a Abolição da Escravatura, poucos anos após, em 1888, a cronologia dos fatos que levaram a formação dos Voluntários da Pátria tendo a Batalha de Curupaiti como o grande marco, e as conseqüências, principalmente para o Paraguai após do término do evento. Participações de Aline Justino informando sobre a escravidão no Ceará, de Gledes Mara Fernandes sobre a participação do Rio Grande do Norte na Guerra do Paraguai e a Revolta das Mães, sem esquecer do Voz do Além Vinicius Vasconcellos lendo um trecho de livro de Mário Maestrisobre o governo Francia no Paraguai.

Algumas falas de destaque:

Ricardo Ferreira Poersch: “O ataque do Paraguai aconteceu em 1864, que marca o início oficial da guerra. Mas o Brasil nessa época estava com relações cortadas com a Inglaterra, devido a Questão Christie. Depois que a Inglaterra e o Brasil fizeram as pazes, a Inglaterra passou a apoiar a Tríplice Aliança. No início ela não teve tanta influência, depois influenciou, no decorrer. Depois a Inglaterra apoiou, justamente por 1866, quando a Tríplice Aliança começando a obter vitórias. Então, já apoiou o lado vitorioso.”

Rafael Freitas: “A tese que eu defendo é que a Guerra do Paraguai começou por causa de Francia em 1813. A causa interna mais importante começa em 1813 com Francia, e que mais se relaciona com a causa externa do imperialismo inglês, o governo revolucionário da América Latina. Solano Lopes foi um entreguista. Curiosamente o mais entreguista desse 'triunvirato', que começou com Francia, depois Carlos Antônio Lopes, e Solano Lopes. O mais moderado de todos que foi o estopim da guerra, oficialmente”

Fábio Melo: “O Paraguai se manteve isolado durante todo esse tempo com o Francia. Depois começou a abrir um pouquinho com o Antônio Lopes que mandava estudantes para a Inglaterra, para a França, para aprender como funcionavam as indústrias, o trabalho. E a educação no Paraguai era sem dúvida nenhuma uma das mais avançadas da América Latina.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...