Tenentismo (imagens históricas)

O Tenentismo ocorreu no Brasil durante as décadas de 20 e 30. O movimento defendia o fim do voto de cabresto, reforma na educação, mudança no sistema de voto de aberto para secreto.

Abaixo temos algumas imagens para contextualizar esse movimento. 

Ex presidente Marechal Hermes da Fonseca, preso em 2 de julho de 1922, quando exercia a presidência Epitáfio Pessoa. Três dias depois estoura a rebelião no Rio de Janeiro.
Tenente Antônio de Siqueira Campos, que partiu a bandeira do Forte em dezoito pedaços e distribuiu entre os rebeldes que participaram do episódio do Tenentismo conhecido com "revolta dos dezoito do Forte".
Imagem da "Marcha da Morte" da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Da esquerda para direita, tenentes Eduardo Gomes, Siqueira Campos, Newton Prado e o civil Otávio Correia. Rio de Janeiro, 5 de julho de 1922.
Artur Bernardes, advogado natural de Minas Gerais, que de 15/11/1922 até 15/11/1926 governou o Brasil sob Estado de Sítio.
Soldados tenentistas posam, em São Paulo, para foto em julho de 1924. O movimento lutava pelo fim das oligarquias políticas. Centenas de mortes durante o conflito.
Imagem da Coluna Paulista, uma das protagonistas da luta "da pequena burguesia nacional contra os fazendeiros de café, senhores da nação", conforme Octávio Brandão em "Agrarismo e industrialismo".
Astrojildo Pereira, quem apresentou o materialismo histórico ao Luiz Carlos Prestes.

Os conflitos tenentistas prosseguiram durante o governo de Washington Luis Pereira de Sousa (1929- 1930).
Coluna Prestes no Rio Grande do Norte.
O episódio do Tenentismo ocorrido no Amazonas ficou conhecido como "comuna de Manaus". Registro de 1924. Ela mostra a chegada das tropas federais lideradas pelo General Mena Barreto para combater os revoltosos. "Com o sucesso do movimento, assume uma junta composta pelos tenentes Barata, Holanda e Ribeiro Júnior, ficando no comando geral das forças militares o capitão Dubois.", segundo Francisco Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...