GEACB APOIA LANÇAMENTO DE LIVRO DO ESCRITOR LUIS MARCELO SANTOS



O Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata indica a obra “A terra onde não se morria”, rico em reflexões sobre os povos originários da América, e que mescla ficção com ciência histórica. O autor, professor Luiz Marcelo Santos, é membro do GEACB, contribuindo com produções textuais referentes a diversos aspectos da História da Nossa América.


SINOPSE DO LIVRO 

O cotidiano de uma tribo indígena do Brasil pré-colombiano em constante conflito com as populações vizinhas, esgotada pela violência desenfreada que a consome, cada vez anseia por uma solução "mágica". 

Nisso, o principal líder de uma das várias aldeias desta tribo, passa por uma experiência ao seu entender "mística" onde ele acredita receber a incumbência de retomar a busca por um paraíso terrestre descrito (realmente) nas suas crenças (assim como na de inúmeras populações tupis do Brasil): a Terra onde não se morria. 

Contudo, o protagonista em meio a esta experiência passa por diversas reflexões sobre as "verdades" que aprendera como certas e agora as questiona sobre as relações de poder, de crença que sempre condicionaram o seu povo. Criando para ele o desafio de ser o líder que ele acredita dever ser ao mesmo tempo que o líder que sua gente espera que este se faça. 

Deste modo, uma série de dilemas existenciais se colocam entre ele e o seu ideal, junto com o choque de interesses entre outras lideranças que priorizam a si mais do que o bem o coletivo, tanto quanto os vícios e apegos de seu povo lhe tornam sua obra incerta de ser levada adiante. 

Recomendações 

Da agente literária Ana Maria Santeiro 

A M S 

Agenciamento Artístico, Cultural e Literário Ltda. 


Título: A TERRA ONDE NÃO SE MORRIA 

Gênero: ficção antropológica 

Diagnóstico: aprovado 


Romance de média extensão, A TERRA ONDE NÃO SE MORRIA (sinônimo de “A Terra sem Males”) é uma narrativa bastante diferenciada do que temos encontrado na literatura brasileira, desde IRACEMA, de José de Alencar (em plena voga do Romantismo), até MAÍRA, de Darcy Ribeiro. 

Estes citados – e bem conhecidos – são histórias em que o índio brasileiro é retratado conforme o branco o vê. Já em A TERRA ONDE NÃO SE MORRIA o único elemento em comum, a rigor, é a mitologia silvícola. Em cada livro uma lenda ou lendas que constituem a especificidade da ficção analisada. Aqui temos uma espécie de Éden indígena onde o mal não se abate sobre os selvagens. Um lugar onde não se defrontarão inimigos, confrontos em regra comuns de acontecer. 

Mas o que mais surpreende neste romance é sua novidade: o mundo, o dia a dia das tribos numa época em que o colonizador ainda não havia chegado. E assim, naturalmente, o comportamento dos índios se revela, para quem está lendo um livro de lazer, uma ficção que busca a fluência necessária, um comportamento inusitado. Finalmente flagramos os índios em seu universo não invadido, não devastado. Não desfigurado. 

Parecem índios diferentes. E são! São mais índios que até então a nossa ficção havia mostrado. São índios cujos semelhantes e dessemelhantes índios também são. 

Fruto de alentada bibliografia, resultado de estudos aprofundados, esta história, embora procure entreter, envolver, por isso mesmo não deixa passar em branco a realidade em detalhes de como de fato viviam os índios então. Modo de viver que ao longo dos séculos foi fantasiado. Em A TERRA ONDE NÃO SE MORRIA a fantasia é só dos protagonistas enquanto sujeitos. Mas há uma expressividade mais forte, mais densa, mais primitiva. 

O romance nos traz um silvícola certamente fiel aos que aqui habitaram há mais de 500 anos. Um silvícola acerca do qual a responsabilidade autoral tão-somente procurou aproximar sua linguagem da nossa para que, no coloquialismo, a trama se mostrasse fluente, clara, prazerosa. 

De resto, trata-se de um livro raro, com personagens – índios – que nunca víramos semelhantes.




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