Paulo Freire

Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire (1921-2003) foi um educador brasileiro que virou sinônimo de um método de alfabetização para adultos mundialmente conhecido. Mais do que alguém que pensou um método prático, ele é um importante pensador. É um dos poucos pensadores brasileiros de renome internacional. Paulo Freire tem dois livros bastante comentados e tidos como obras mais importantes:Educação Como Forma de Liberdade e Pedagogia do Oprimido.

Seu método consiste em aproveitar e partir daquilo que as pessoas já sabem, uma vez que todo ser humano, mesmo analfabeto, adquire um saber pelo simples fato de viver em sociedade, sabendo, então, fazer a leitura de sua realidade. O educador coleta algumas palavras geradoras junto ao educando e as retorna, colhendo novamente o resultado e seguindo adiante. É uma busca de uma educação participante e crítica. No entanto, Freire nunca buscou “bolchevizar” a educação. Ele sempre tomava elementos em Marx, assim como em pensadores tais como Emmanuel Monnier, Gramsci e outros.Freire evoluiu a partir de sua experiência com a educação de jovens e adultos em Recife, o chamado Movimento de Cultura Popular (MCP).

Para alfabetizar, primeiro Freire fazia um levantamento do universo vocabular daquela comunidade. Essa relação de palavras era obtida através de entrevistas. A partir desse universo vocabular, eram escolhidas palavras geradoras. A parir dessas palavras são estudadas as sílabas e as vogais. Depois de escolhidas as palavras geradoras, o grupo escolhia situações existenciais típicas.

Ele não é doutrinador, pois sua pedagogia é marcada pelo diálogo e pela ideia de que o educando precisa ter um papel fundamental no processo, uma vez que todos nós somos detentores de um saber, ou seja, o mestre não apenas ensina, mas também aprende no decorrer do processo. Doutrinar seria algo da educação bancária onde o saber é apenas depositado no educando, sem permitir a transitividade crítica e o diálogo. Seria a educação autoritária do passado.



Bibliografia:

FREIRE, Paulo. Beisiegel, Celso de Rui. Recife. Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.


Sobre o Autor:


Lúcio Junior Espírito Santo. Graduado em Filosofia. Mestre em Estudos Literários/UFMG. Blog: revistacidadesol.blogspot.com). Bom Despacho, Minas Gerais. Nascido em Uberaba, 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...