Dissertação publicada originalmente em http://www.feevale.br/pos-graduacao/programa-de-pos-graduacao-em-processos-e-manifestacoes-culturais/dissertacoes-e-teses
ELVIS: CONSUMO E PRODUÇÃO NOS E-ZINES DE UM ÍDOLO PÓSTUMO
Resumo: Esta dissertação busca esmiuçar as relações entre consumo, celebridade,produção, mídia e indústria, tendo como pano de fundo o sagrado e o profano, duas instâncias usadas desde o princípio pelas sociedades humanas para demarcar as fronteiras de sua realidade, organizando os coletivos sob a forma de religião. Na contemporaneidade do estado moderno laico, o sagrado e o profano estão bem próximos; eles se manifestam nas celebridades mundanas alçadas a patamares divinos pela indústria cultural, classificados por Morin como olimpianos. O culto a esses deuses está relacionado com o consumo, o antigo profano, o qual é o sagrado na civilização atual. E por isso o fã de tais ídolos é normalmente identificado como um consumidor passivo; entretanto, segundo autores como Thompson, entre outros, o receptor de mensagens não é tão apático assim, ele é capaz de não apenas interpretar o conteúdo que lhe chega, mas de, ele mesmo, produzir outros bens a partir do significado compreendido. Os fãs do Rei do rock and roll, Elvis Presley, produzem fanzines – a “revista do fã” – em sua homenagem no formato digital, e por isso nominados também como e-zines pelos fãs clubes brasileiros. Esta pesquisa examina esses produtos feitos do fã para o fã, pelos fã-clubes Fan Club Le´s Be Friends (RS), da região metropolitana de Porto Alegre, e Elvis Triunfal (SP), a fim de saber a forma como o ídolo é retratado em suas páginas, verificando suas representações, e procurando semelhanças e diferenças para com a imagem oficial veiculada pelos detentores de seus direitos e pela grande mídia. A preocupação com o papel que desempenham no consumo orienta a apuração sobre seu funcionamento como peças auxiliares na estratégia de marketing, e, deste modo, cúmplices no procedimento de mercantilização de sua celebridade
Sobre o Autor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário