O GEACB apóia a luta sindical, em especial do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada, por seu trabalho comprometido com a classe trabalhadora e com certeza, bastante combativo. Por isso divulgamos aqui a campanha contra a fome desse sindicato. Todas as informações foram colhidas por meio de conversas com o SIMA.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada defende há bastante tempo uma política alimentar para Alvorada. A ideia já foi expressa em diversas ocasiões, como, por exemplo, no jornal A Semana. O acesso a alimentação saudável é um direito de todos e, infelizmente, a crise provocada pelo Covid-19 aumentou a parcela das pessoas que precisam de algum auxílio para realizar refeições. Segundo pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mais de 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar no Brasil.
Frente a um cenário como este é fundamental unir forças para superar as dificuldades. Por isso, no mês de abril o SIMA dará início à campanha Servidores Públicos no Combate à Fome. Uma forma de conscientizar a categoria e a população sobre a necessidade de construção de políticas públicas para a comunidade e ajudar quem precisa. A campanha foi aprovada em Assembleia Geral dos Servidores realizada pela internet ainda no mês de março. Com esta iniciativa o SIMA busca unir os servidores públicos municipais, os parceiros do sindicato e a comunidade alvoradense para diminuir o impacto da crise. Além das mais de 340 mil mortes, a pandemia também tem contribuído para o aumento da desigualdade social em todo o país. O número de brasileiros abaixo da linha da pobreza já ultrapassa 27 milhões, segundo levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e mais de 19 milhões passam fome diariamente.
Apesar disso, os esforços para conter o empobrecimento da população são ainda insuficientes, comparados aos desafios. A segunda rodada de concessão do auxílio emergencial não estará disponível para todos os brasileiros que receberam o auxílio em 2020. Os governos estadual e municipal projetam programas de auxílio, mas que ainda não saíram do papel. Mais do que nunca, a ação coletiva é fundamental para salvar vidas. Em todo Brasil, o número de doações tem diminuído, reflexo das perdas financeiras causadas na população. Ainda assim, a demanda por doações continua alta, como mostram os dados das pesquisas. Atenta à situação difícil que muitos se encontram, a diretoria do SIMA sabe que é preciso agir.
A campanha terá entregas realizadas periodicamente para
famílias selecionadas pelo sindicato a partir de critérios socioeconômicos.
Serão arrecadados alimentos e produtos de higiene, que são fundamentais para
manter os cuidados com a higienização e evitar a propagação do Covid-19. As
famílias e comunidades poderão ser indicadas aos diretores do SIMA para análise
de situação socioeconômica. As pessoas que quiserem contribuir com doações
podem entrar em contato com os canais de comunicação do SIMA ou ir diretamente
à Sede para fazer a entrega dos itens.
Arroz
Feijão
Açúcar
Massa/macarrão
Farinha de trigo
Farinha de milho/polenta
Molho de tomate
Milho lata
Ervilha lata
Azeite/óleo de soja
Café solúvel
Sabão em barra
Detergente
Álcool gel 70%
SIMA - Sindicato dos Servidores
Públicos Municipais de Alvorada
Nenhum comentário:
Postar um comentário