Com a chegada em Alvorada da pandemia de Covid, a Biblioteca Popular Luis Carlos Solim parou as suas atividades, aproveitando para iniciar uma reforma, visando ampliar o espaço. Saiba como participar:
A Biblioteca Popular Luis Carlos Solim, que é organizada por um coletivo de trabalhadores, junto com a comunidade local, segue em sua bonita trajetória. Para tanto, em seu planejamento está a meta de reinaugurar este espaço de Educação e Cultura Popular em data próxima do aniversário da Biblioteca: 19 de agosto de 2022. Para isso, precisa-se de todo o apoio para adquirir materiais de construção. Há uma vaquinha digital para ajudar na campanha de arrecadação de verba. Quer doar materiais de construção, como areia, cimento, tijolo, telhas? Basta contatar a Biblioteca pela página no facebook. Mais informações, no vídeo e na publicação do site de notícias Seu Expediente.
QUANDO A BIBLIOTECA POPULAR LUIS CARLOS SOLIM FOI INAUGURADA?
A Biblioteca Popular Luis Carlos Solim foi fundada em 19 de agosto de 2018, depois de meses de trabalho voluntário. A ideia veio do Zé Varlei, depois de uma palestra ministrada pelo professor, sanitarista e enfermeiro, Rafael Melo. E objetivando colocar em prática a teoria exposta naquela tarde.
A Biblioteca fica no Loteamento Reprise 4, Quadra 12, Lote 01, bairro Piratini, Alvorada/RS. Teve as seguintes atividades, entre outras (todas elas totalmente gratuitas): teatro de fantoche; verificação de pressão; corte de cabelo; festas de natal; contação de histórias; oficinas com contos de fadas, com arte mágica, com E.V.A., de reciclagem de pneus, com “árvore dos sonhos”; cine debate (com exibição do filme Bacurau); arraiá cultural; sarau elétrico; exposição de desenhos; lançamento de livro; lanches coletivos.
QUEM FOI LUIS CARLOS SOLIM?
Solim foi um pouco cigano, vivendo em Porto Alegre, no México, em Cuba, mas durante a maior parte de sua vida, em quase todos os bairros e vilas de Alvorada. Foi vítima de inúmeros preconceitos e enfrentou diversas dificuldades, sem jamais se queixar.
Para saber o que significa a palavra “abnegação”, bastará descrever a sua vida. E, como tudo o que existe, ela foi caracterizada sempre pelos paradoxos e contradições. Porque suas ações eram sempre mediadas pela rebeldia e originalidade. Foi um professor de artes marciais, principalmente Kung Fu e militante político, migrando do trabalhismo do PDT para o comunismo do PCB.
Velho conhecido de Solim, André Santos referiu-se a ele da seguinte forma pelo facebook em mensagem privada: “Foi uma pessoa incrível! Com forte atuação política, social e religiosa, conseguia atuar num sincretismo religioso sem precedentes. Acompanhei a fase budista, taoista e um pouco da última fase no candomblé”.
Poucos sabem a totalidade da História do pai de santo Solim, que criou o Centro Esotérico Universal, religião ecumênica e internacionalista, que foi um dos seus meios para militar e mudar a vida de pessoas, de Alvorada, na América Latina.
ALGUMAS FOTOS DA HISTÓRIA DA BIBLIOTECA:
INAUGURAÇÃO
OFICINA “ÁRVORE DOS SONHOS”
OFICINA DE RECICLAGEM DE PNEUS
UMA DAS AÇÕES DA BIBLIOTECA É LEVAR LIVROS NAS PARADAS DE ÔNIBUS E PRAÇAS DE ALVORADA
APÓS OFICINA DE GRAFITE, POSE PARA FOTO
Seja colaborador desta experiência de Educação Popular e Trabalho de Base em Alvorada. Por que há reformas, pelas quais vale a pena lutar!
Sobre o autor:
Rafael Freitas: Historiador. Membro Permanente e fundador do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata. Produtor e apresentador do programa "História em Pauta", que já passou por rádios comunitárias de Porto Alegre e Alvorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário