Banda formada em 2007, que mescla diversos estilos musicais, tendo como base o metal. O seu estilo musical é o Tribal Metal, cantado em Tupi Antigo. A banda acredita que no Brasil poderíamos ter como línguas oficiais o Português e o Tupi Antigo, assim como ocorre em outros países na América do Sul, como o Paraguai, que tem como língua oficial o espanhol e o guarani.
Estes são alguns dos meios de divulgação da banda Tupi Nambha, no
Facebook, Twitter, Sound Cloud, e no YouTube. Confira
entrevista com Tupi Nambha.
Como se deu a origem da banda?
Tínhamos uma banda chamada Vassallos, fazíamos um som autoral, pop rock, mas queríamos algo a mais, algo que todos nós sentíamos: um som único, com diversas nuances de outros ritmos e aos poucos fomos montado os ritmos que podem conferir em nosso CD de lançamento.
Por que fazer música na forma do Heavy Metal, um estilo tradicionalmente conhecido e majoritariamente cantado em língua inglesa, em Língua indígena?
Então, isso aconteceu naturalmente, pois todos nós gostamos muito de metal, mas ficávamos sempre atentos para esar a todo momento com um pé nas fusões musicais.
Qual a língua usada nas canções? E por que a escolha de tal?
A língua usada e o Tupi Antigo, a língua mãe, ela é o tronco linguístico de onde derivam outras línguas indígenas; ela foi escolhida por ser uma das mais antigas faladas pelos primeiros brasileiros.
O uso da língua indígena é uma forma de protesto? Contra quem/o que?
No Brasil poderíamos ainda falar o Tupi, assim como acontece até hoje no Paraguai, onde foi preservada a língua indígena daquela região. Infelizmente no Brasil, devido a forma como se deu a colonização, essas raizes linguísticas foram extirpadas.
Quais as principais influências para as composições?
Com relação ao texto abordamos assuntos correlatos a vida é lendas indígenas, já com relação a parte musical fazemos nosso feitiço de sons misturando tudo em um caldeirão.
Como se dá a recepção do público?
Inicialmente de forma tímida, mas logo em seguida, após conhecerem o trabalho, a receptividade tem sido ótima
Qual sua relação com a cultura e língua indígena? Possui descendência ou parentesco?
De certa forma quase todos nós temos em nossa genealogia o povo indígena, no meu caso minha bisavó vivia na tribo, ao nascer minha avó, minha bisa a batizou de Cajubi, está viva até hoje.
O disco “Invasão alienígena” aborda quais temas?
Temas diversos, não é um álbum conceitual, mas um apanhado geral de assuntos que permeiam a vida em uma tribo.
O que seria a “invasão alienígena” e o que ela significou para os povos indígenas?
Imagine hoje se uma nave alienígena pousasse no centro de uma cidade grande e tomasse todos como escravos? Respeitando a devida proporção foi o que ocorreu, para o povo indígena ao avistar aquelas embarcações imensas; certamente foi um choque para o povo indígena que lutou bravamente, mas devido ao poderio bélico dos invasores não possível contemplar a vitória naquele momento.
Confira a participação da banda Tupi Nambha no documentário que trata do resgate histórico de nossa cultura por meio do Heavy Metal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário