Governo Dutra (1946-1951)


Governo Dutra (1946-1951)




Faça o seu melhor para responder certo a cada uma das perguntas. Boa Sorte!

Pergunta 1 de 11
1. (Unesp) A Segunda Guerra Mundial e as transformações subseqüentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo.
Neste contexto, a política externa do Governo Eurico Gaspar Dutra expressava:
A) favorecimento ao bloco socialista.
B) alinhamento à política norte-americana.
C) postura neutralista.
D) visão terceiro-mundista de resistência ao imperialismo.
E) posição de defesa da autodeterminação latino-americana.




Pergunta 2 de 11
2. (G1) O Plano SALTE, priorizava como metas de governo: saúde, alimentação, transporte e energia. O Plano corresponde ao governo de:

A) Jânio Quadros;
B) Jucelino Kubistcheck;
C) Eurico Gaspar Dutra;
D) Getúlio Vargas;
E) João Goulart.



Pergunta 3 de 11
3. (FGV) A gestão do Presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:

A) a aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
B) a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
C) a extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.
D) a implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
E) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.e) a recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.




Pergunta 4 de 11
4. (Uel) O processo de redemocratização, instaurado no Brasil, em 1946, foi ameaçado durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em razão da sua posição política, uma vez que o presidente

A) alinhou-se à União Soviética, o que provocou pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos.
B) cassou os mandatos dos representantes do Partido Trabalhista Brasileiro, por ser um partido de oposição ao seu governo.
C) perseguiu os integralistas e tornou ilegal a Ação Integralista Brasileira, prendendo, inclusive, o seu líder Plínio Salgado.
D) desenvolveu uma política econômica planificada, que provocou insatisfação das multinacionais instaladas no país.
E) colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS.




Pergunta 5 de 11
5. (Ufrrj) "(...) Todos ainda se lembram dos discursos megalomaníacos de Carlos Prestes (...) nos quais (...) previa que as hostes da U.D.N. se desagregariam, (...). Quanto ao P.S.D. era uma colcha de retalhos costurados uns aos outros pelo fio precário da ditadura, e se dissolveria a uma simples ordem do "Chefe" nacional. Vê agora, o pobre ex-cavaleiro, (...) que nada saiu como previra, (...) Em lugar dos grupos burgueses se desintegrarem, foi Prestes quem se isolou, quem ficou sozinho com Getúlio, e agora é obrigado a seguir, direitinho, a reboque, seja de Eduardo Gomes, seja de Dutra; ou levantar um dr. Jacarandá qualquer para "seu" candidato. A saída forçada de Getúlio obriga os grupos a se consolidarem definindo-se melhor e, finalmente, a disputarem as eleições como adversários. (...) Pode-se dizer que a verdadeira campanha de "sucessão presidencial" só iniciou-se a partir de 30 de outubro."
(Jornal Vanguarda Socialista (16/11/1945) citado de CARONE, Edgard. "Movimento Operário no Brasil" (1945/1964). São Paulo, Difel, 1998. p.258-9. v.2.) 


A conjuntura política brasileira do segundo semestre de 1945 é analisada neste artigo a partir de uma ótica crítica à ação desenvolvida pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) e seu líder Luís Carlos Prestes. Abriam-se, na época, novos horizontes para o país com a derrubada da ditadura getulista e de eleições constituintes e presidenciais. Nestas, saiu vitorioso

A) o grupo de oposição à ditadura getulista representado pela UDN, que apresentou como candidato o antigo "tenente" Eduardo Gomes, à frente de um projeto liberal-conservador.
B) o candidato do PCB, Eurico Gaspar Dutra, apoiado por setores do getulismo voltados a levar adiante as conquistas da legislação trabalhista.
C) o PSD, que acabou por apresentar a candidatura de Getúlio Vargas, seu fundador, o qual derrubado pouco antes do poder, acabou a ele voltando pelo voto popular.
D) o ex-ministro da Guerra do governo Vargas, Eurico Dutra, com uma política conservadora que incluiu a perseguição aos comunistas e a movimentos populares.
E) o projeto, articulado por Vargas, de manter o controle do poder a partir do presidente eleito, Eurico Dutra, apoiado pelos getulistas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).



Pergunta 6 de 11
6. (UFMG) Leia este trecho:
Durante o governo do General Eurico Gaspar Dutra, foi criada, em 1948, "uma Comissão Técnica Mista com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico brasileiro atrelado aos capitais e interesses norte-americanos. Essa comissão, chefiada pelo economista brasileiro Otávio Gouveia de Bulhões e pelo norte-americano John Abbink, produziu em 1949 um documento conhecido como relatório Abbink. Segundo os princípios do liberalismo, o relatório dizia que o crescimento econômico nacional deveria se dar pela dinamização da iniciativa privada, pela contenção da especulação imobiliária nos principais centros urbanos e, sobretudo, pela expansão e modernização dos meios de transporte e da produção de energia".
BERTOLLI FILHO, Cláudio. "De Getúlio a Juscelino". 1945-1961. São Paulo: Ática, 2000. p. 16.

Algumas propostas apresentadas por essa Comissão Técnica Mista tiveram desdobramentos que se efetivaram ainda durante o Governo Dutra. Entre esses desdobramentos, inclui-se a

A) expansão da malha rodoviária e a abertura do Brasil a empresas multinacionais norte-americanas produtoras de automóveis, caminhões e tratores.
B) nacionalização de todas as companhias estrangeiras de energia elétrica que atuavam no País, visando a diminuir o custo de operação das empresas nacionais.
C) privatização das empresas estatais, alocadas, a partir de então, nas mãos da iniciativa privada, com base numa política de subsídios fiscais.
D) adoção de um plano econômico governamental de investimentos, que priorizava as áreas de saúde, alimentação, transporte e energia.



Pergunta 7 de 11
7. (Puc-rs) O Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) foi uma tentativa de planificação estatal da economia no governo Dutra. Pode-se afirmar que um dos fatores que condicionaram o relativo fracasso do plano foi a política econômica inicialmente adotada por aquele governo, a qual determinou

A) a elevação drástica das taxas inflacionárias, devido aos aumentos reais concedidos ao salário mínimo.
B) uma forte recessão, devido aos termos ortodoxos do acordo então firmado com o FMI.
C) graves dificuldades no setor exportador, devido à elevação de taxas protecionistas condenadas formalmente pelo GATT.
D) falhas no abastecimento interno de insumos industriais, devido o cancelamento unilateral de acordos comerciais com os Estados Unidos.
E) o esgotamento das divisas internacionais do país, devido à abertura então praticada no setor das importações.



Pergunta 8 de 11
8. (UFMG) Sobre a vida constitucional brasileira, pode-se afirmar que

A) a Constituição de 1946, embora liberal, continha dispositivos que permitiam colocar partidos políticos na ilegalidade.
B) a Carta Constitucional em vigência aborda apenas grandes temas, sem especificar detalhes da legislação social.
C) o Brasil republicano já assistiu à edição de 5 cartas constitucionais, todas elas de cunho eminentemente liberal.
D) a tradição da reforma, e não da mudança, em nossas constituições, tem garantido o aperfeiçoamento da vida jurídico-política do País.



Pergunta 9 de 11
9. (Ufpel) Com base nas seguintes declarações:
- "Decretar e promulgar a Constituição é um ato de grandíssima importância. É um ato grave. Mas cumpri-la é que é o supremo dever".
- GUSTAVO CAPANEMA (Partido Social Democrata - PSD, maior bancada). 
- "A promulgação da nova Constituição representa o mais profundo anseio do povo brasileiro, torturado durante mais de oito anos pela infâmia do Estado Novo".
- EDGARD DE ARRUDA (União Democrática Nacional - UDN). 
- "A carta que acaba de ser promulgada constitui um dos grandes documentos da história do Brasil".
- MARCONDES FILHO (Partido Trabalhista Brasileiro - PTB).
- "O Brasil ingressa hoje em um novo período de sua história. O PCB, que discutiu e votou a Constituição, está disposto a lutar para que ela seja cumprida em seus preceitos democráticos".
- JORGE AMADO (Partido Comunista Brasileiro - PCB). 

É correto afirmar, historicamente, que a constituição referida é a de

A) 1988.
B) 1967.
C) 1934.
D) 1937.
E) 1946.



Pergunta 10 de 11
10. (G1) A política econômica refletia as tensões da política internacional do pós-guerra. Os Estados Unidos lideravam os países do mundo capitalista e pretendiam deter o crescimento do mundo comunista, liderado pela União Soviética. 

A respeito da política econômica de Dutra é INCORRETO afirmar.

A) Promoveu a associação do capital nacional ao capital internacional.
B) Defendeu a intervenção do Estado na economia.
C) Liberou as importações de bens manufaturados.
D) Criou o Plano SALTE.
E) Permitiu interferência norte-americana na economia brasileira.



Pergunta 11 de 11
11. (G1) Em dezembro de 1945 foi eleito o presidente Eurico Gaspar Dutra, do PSD Dutra assumiu o poder dentro do contexto em que o mundo se dividia: de um lado o bloco capitalista, sob a liderança dos Estados Unidos da América, do outro o bloco socialista, sob a liderança da União Soviética. 

A respeito do governo de Dutra analise as afirmativas abaixo e assinale aalternativa correta. 

I- Em 1947, o Brasil rompeu coma União Soviética e uma onda anti-comunista tomou conta do país.
II- Em 1949 foi criada a Escola Superior de Guerra (ESG), organizada de acordo com o modelo proposto pelo EUA para defender os interesses capitalistas no país.
III- Em 1947, Dutra colocou o Partido Comunista na ilegalidade, mas garantiu a liberdade para a organização do movimento operário. 

Estão corretas as afirmativas

A) I e II.
B) II.
C) II e III.
D) III.
E) I, II, III.




Gabarito:
1) B   2)C  3)D  4)E  5)D  6)D  7)E  8)A  9)E  10)B  11)A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...